Falar dos benefícios do babywearing para os bebês é "chover no molhado": se você está lendo A Hora do Pano, pelo menos alguns deles você já conhece… Mas e os pais, será que para eles também é vantajoso carregar o bebê no sling?
O ditado diz que pai é quem cria. E criar também envolve a participação na gestação daquele bebê, e de forma mais ativa, os cuidados com o bebê do lado de fora da barriga. Até o nascimento, o filho muitas vezes fica mais no campo das ideias. É a partir do nascimento que muitos homens se enxergam como pais, e por isso o babywearing é uma excelente ferramenta: ele permite que o pai acolha o filho ainda recém nascido, e que o vínculo entre os dois se fortaleça desde os primeiros dias.
Bebês novinhos precisam de colo, necessitam do contato para regular suas funções corporais, se acalmam com o balanço da respiração do adulto e até mesmo têm suas funções neurais potencializadas quando estão no aconchego do colo. E uma mãe puérpera precisa, mais do que nunca, de descanso e tempo para si. É aqui que o papai pode - e deve - entrar em ação! O bebê está alimentado? Coloca ele no wrap ou sling de argolas e vá dar uma volta enquanto a mamãe toma um banho, faz uma refeição com calma e tira uma soneca.
Dividir os cuidados com o bebê une ainda mais o casal, e aproxima pai e filho desde os primeiros dias. A gente garante: quando você experimentar o cheirinho do seu filho colado no seu corpo, não vai mais querer que outra pessoa o carregue no pano!
Feliz Dia dos Pais!